top of page

Cenografia

Exposição Stanley Kubrick

Interpretando as escolhas estéticas de Kubrick, em que a fotografia e a arte assumem uma posição saliente, quase expressionistas, com suas densas narrativas, recorremos a tensão constante existente em seus filmes como ponto de partida conceitual: proporcionar ao visitante a mesma imersão no denso universo dos seus filmes. Para tal, partindo da metáfora do trem-fantasma, criou-se um percurso fechado onde o visitante transitaria de um filme ao outro, passando por espaços de transição, escuros e sendo surpreendido a cada nova área adentrada.

Cada sala foi pensada de modo a reproduzir a essência do filme apresentado, transportando o visitante ao universo do mesmo. Partimos de três diretrizes projetuais: captar de cada filme as emoções e sensações predominantes; a materialidade a partir da paleta de cores, texturas, luz e composição cênica;  e por fim, a fotografia e movimentos de câmera. Buscamos tornar o visitante “ator” ativo de cada cena/ sala.

O desenho do som teve também um papel essencial para a criação de ambiência e imersão. Trechos da trilha sonora dos filmes completam a experiência do visitante- ator.

Ano: 2013

Local: MIS - São Paulo/ SP - Brasil

Área: 800 m2

Projeto: Atelier Marko Brajovic 

Direção criativa: Marko Brajovic

Direção de projeto: Carmela Rocha

Arquitetos: Fernanda Zanetti, Rebeca Grinspum

Montagem: Liz Cenografia

bottom of page