top of page

Expografia
Bispo do Rosário - Eu vim

20220505_160501.jpg

Expografia

Ano: 2022

Local: São Paulo/ SP - Brasil

Área: 500m2

Realização: Itaú cultural 

Projeto expográfico: Arq. Carmela Rocha, Arq. Paula Thyse e Sofia Gava

Curadoria: Diana Kolker e Ricardo Resende
Execução: ZDois cenografia

“Ali, ele veio. Simplesmente apareceu. Com essa sentença Bispo afirma sua existência, sua presença e sua passagem pela Terra.  Bispo simplesmente veio ao mundo. Veio com uma missão, julgar os vivos e os mortos e ainda organizar o caos do mundo.” Diana Kolker

A obra de Arthur Bispo do Rosário surpreende enquanto sua complexidade, preciosismo e compulsão. Ao longo de anos esteve em sua cela, seu quarto forte, na colônia Juliano Moreira produzindo miniaturas, coleções, bordados, vestimentas, de todas as coisas do mundo as quais, levaria consigo em sua morte, momento em que iria se apresentar a Deus. 

A compulsão do fazer infinito, quantidade de peças, riqueza de detalhes, diversidade de objetos, manualidade, cuidado com os bordados, quantidade de informações escritas, nos levam a novas descobertas a cada leitura, remetendo a uma sensação labiríntica, de se perder e se encontrar enquanto em contato com sua obra. 

A experiência vivida na colônia Juliano Moreira e principalmente no pavilhão onde Bispo esteve interno, nos fez imaginar a riqueza, a complexidade e a quantidade de obras, assim como a claustrofobia de estar preso. A visita ao acervo, segundo ponto de partida para expografia, um momento impactante que trouxe um entendimento da complexidade de seu trabalho e da riqueza monumental de sua obra. 

Entendemos que para compreender a obra de Bispo é importante vê-la em seu conjunto e tentar transpor, de algum modo, a sensação de confinamento, complexidade, surpresa e multi informação que tivemos ao mergulhar no seu universo. 

Quantidade, centralidade, labirinto, organização são palavras que inspiram a expografia, visando imergir o visitante nesse maravilhoso universo e organizar o caos no espaço. 

Temos a obra de Bispo então como centro que emana e organiza cada um dos andares, irradiando com suas obras a sua aura e sua potência em todo o Itaú Cultural. Criando assim um diálogo constante com os outros artistas que o influenciaram ou por ele foram influenciados, artistas que em algum momento encontraram e encontram com o Bispo, com sua obra, com sua aura. 

 

Com toda sua potência e força… Eu vim…


 

bottom of page